domingo, 10 de abril de 2011

Projetos de aprendizagem mediado pelas tecnologias

Um projeto de aprendizagem está centrado em desafios, imersão e protagonismo. No processo de levantamento de hipóteses das certezas provisórias e dúvidas temporárias com o passar da investigação do tema em questão poderão ser alterados. Um dos desafios da Educação é a utilização de recursos tecnológicos no ensino, em especial na aplicação destes projetos de aprendizagem para a aplicação de conteúdos, como exemplo poderia-se em uma aula utilizar-se como ferramenta tecnológica de ensino o blog nele postar textos e atividades contendo links como suporte de leituras complementares .
O uso das tecnologias de informação está modificando o modelo da atual sociedade e, em particular, as escolas. Simplesmente introduzir os
recursos tecnológicos na Educação, não significa que haverá aprendizagem, a qual só ocorrerá se vários fatores forem levados em consideração: como currículo, mudança da estrutura educacional e principalmente formação de professores.
Também o papel do
estudante deverá sofrer algumas alterações, na sua capacidade de análise e síntese e na sua autonomia. Deve ser um utilizador hábil e eficiente das novas tecnologias, um construtor do seu conhecimento, um solucionador de problemas reais, um consumidor e produtor de informação, e um editor daquela que ele próprio produz, sendo esta ação, talvez a faceta mais inovadora de todo este processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário