domingo, 10 de abril de 2011

As TICs e a Educação


Aprender em um ambiente informatizado é diferente de aprender num ambiente de lápis e papel, segundo Gravina (1998, p.10). Porém, um não substitui o outro, é necessário que os alunos tenham contato com situações variadas para promover o próprio desenvolvimento. E essas situações variadas devem ser bem planejadas pelos professores, os quais não estão preparados suficientemente para trabalhar com os recursos tecnológicos. Pois neste ambiente, o professor, juntamente com seus alunos, participa de um processo de colaboração, investigação, reflexão e de criatividade, ou seja, professor e aluno estão em constante aprendizagem.
Muitos professores de nível superior, fundamental ou médio, continuam acreditando que a aprendizagem pode ser adquirida pelo indivíduo por meio de transmissão. Baseiam-se no ensino através apenas de livro didático, giz e lousa e acreditam que este é o melhor método para promover a aprendizagem nos alunos, deixando muitas vezes de experimentar outros métodos, como as TIC, em suas aulas. Esta atuação por parte de alguns professores se mantém, talvez, por não tiverem tido outro tipo de orientação durante sua formação, ou talvez por opção consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário